O programa de atuação do ICCC está alinhado com as melhores práticas e orientações nacionais e internacionais e visa os seguintes objetivos:
que ronda os 200 anos de atividade seguradora, e que agora pretende aliar-se ao conhecimento científico, a recursos metodológicos de investigação e a parcerias com especialistas relevantes.
A Fidelidade reforça assim o seu caminho de proteger o ambiente, contribuir para a adaptação às alterações climáticas e para a mitigação de riscos climáticos e a transição carbónica, suportado pela sua «
» (disponível apenas em inglês), de forma a assegurar uma tomada de decisão mais informada e esclarecida na gestão dos riscos climáticos.
Modelo de Governo
O ICCC é composto por uma equipa multidisciplinar com o objetivo de centralizar conhecimento altamente especializado no âmbito das alterações climáticas:
O
Conselho Consultivo confere orientação estratégica e aconselhamento sobre tendências e melhores práticas que contribuam para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, enquanto assegura a qualidade e a atualidade do conhecimento produzido.
A investigação desenvolvida com a
Academia é o pilar da produção de conhecimento e conta com o acompanhamento global do Conselho Consultivo. As áreas em que a Fidelidade conduz atualmente a sua investigação estruturam-se em três linhas prioritárias dentro do ICCC: incêndios, vulnerabilidades das habitações e inundações.
Os âmbitos e os temas de investigação são definidos com base no interesse estratégico da Fidelidade e nos riscos específicos decorrentes dos impactos das alterações climáticas em Portugal. Estes são desenvolvidos em parceria com universidades e centros de investigação, através de teses de doutoramento, dissertações de mestrado, estágios curriculares e projetos temáticos.
Investigações com o Apoio da FidelidadeHauser, A., Rosa, C., Esteves, R., Bugalho, L., Moura, A., & Oliveira, C. (2024). The impact of hurricanes on a property portfolio: An empirical study based on loss data in Portugal.
Managerial Finance, Vol. 50(3), 634-652.
https://doi.org/10.1108/MF-03-2023-0163
Purpose – The simulated scenarios can be used to compute risk premiums per risk class in the portfolio. These can then be used to adjust the policy premiums by accounting for storm risk.
Design/methodology/approach – A complete model to analyse and characterise future losses of the property portfolio of an insurance company due to hurricanes is proposed. The model is calibrated by using the loss data of the Fidelidade insurance company property portfolio resulting from Hurricane Leslie, which hit the centre of continental Portugal in October, 2018.
Findings – Several scenarios are simulated and risk maps are constructed. The risk map of the company depends on its portfolio, especially its exposure, and provides a Hurricane risk management tool for the insurance company.
Originality/Value – A statistical model is considered, in which weather data is not required. The authors reconstruct the behaviour of storms through the registered claims and respective losses.
Prevenção e Mitigação
Prevenção, adaptação, mitigação, exposição, vulnerabilidade, resiliência e recuperação são palavras-chave no vocabulário da Fidelidade, que procura antecipar desafios e preparar respostas para que os sinistros sejam prevenidos ou, quando ocorram, tenham o menor impacto possível. A transformação do perigo passa pela adoção de estratégias para mitigar o agravamento dos riscos, contribuindo para cenários menos negativos.
Sempre que ocorre a ameaça de fenómenos climáticos extremos, a Fidelidade dispõe, internamente, de um plano de emergência para catástrofes que é ativado junto dos seus clientes, com soluções de resolução e recuperação da normalidade mais ágeis e céleres. Além de disponibilizar procedimentos especiais e de maior proximidade na gestão dos respetivos processos de sinistros - através da implementação de procedimentos de regularização mais ágeis e da constituição de equipas task force no Contact Center e em Peritagens -, envia alertas de prevenção para a proteção das pessoas e dos seus animais e bens, diretamente por SMS e posts nas redes sociais para os clientes georreferenciados em áreas vulneráveis.
Notícias e Eventos
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